Parceria entre SMRIF e SPMun leva 14 alunos da Escola Municipal Oswaldo Aranha a simulações de comitês da ONU. Iniciativa teve apoio da Secretaria de Educação.

5ª edição do São Paulo Model United Nations (SPMun) acontece entre os dias 15 e 19 na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pela primeira vez alunos da rede pública participam das simulações.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio  Oswaldo Aranha participam da 5ª Edição do SPMun (São Paulo Model United Nations), evento que desde 2009 reúne alunos do ensino médio para simulação de comitês internacionais, e acontece neste ano na Escola Superior de Propaganda e Marketing. A organização destina 50 vagas das 300 disponíveis para alunos da rede pública e bolsistas.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), estabeleceu parceria com o SPMun para viabilizar a participação dos alunos da Oswaldo Aranha. A iniciativa incluiu a isenção de taxas aos estudantes e o oferecimento de alimentação durante o evento, roupas sociais e transporte diário escola, localizada em Cidade Tiradentes, ao local do evento.

Nesta edição, os 9 comitês simulados se concentrarão na temática dos Direitos Humanos e minorias. Os alunos participarão dos comitês que debaterão a questão israelo-palestina, os conflitos no Cáucaso, o infanticídio feminino e o aborto seletivo na Ásia, a questão curda na atualidade e a situação dos refugiados sírios na Turquia. Além das simulações, o evento conta com com as mesas redondas Formas de engajamento político da juventude na atualidade, As Minorias no Brasil e Oficina: implantando projetos de debate/simulação na escola.

A SME aproveitou a abertura do evento na terça-feira (15) para gravar um pequeno documentário captando a percepção dos alunos a respeito de como a participação nas simulações pode impactar sua realidade e habilidades. Confira o resultado: